Defesa Civil do Estado promove simulado de mesa na Baixada Fluminense

Atividade, em conjunto com os municípios, testou a capacidade de criação de gabinete de crise para ações de resposta a desastres

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) promoveu, no dia 11 de novembro, o I Simulado de Mesa para instalação de gabinete de crise na Baixada Fluminense. A atividade testou a capacidade operacional dos órgãos na avaliação dos danos e prejuízos provocados por situações adversas extremas, de forma a facilitar a ação de resposta com a recuperação do cenário afetado. O exercício, realizado em conjunto com os municípios, aconteceu em Queimados.

De acordo com o coordenador da Regional da Sedec-RJ na Baixada Fluminense, major Samir, durante o treinamento, foi evidenciada a importância de ferramentas ofertadas pelo Estado, como o Programa de Registro de Ocorrências em Defesa Civil (Prodec), que conta com o georreferenciamento dos eventos. O oficial citou, ainda, a aplicação da prática dos cursos que a Escola de Defesa Civil (Esdec) disponibiliza aos municípios.

- A capacitação cumpriu o objetivo, uma vez que os participantes entenderam todo o processo e protocolos envolvidos. Aproveitamos para compartilhar o questionário produzido na ocasião. Assim, as outras agências terão o registro de toda a experiência compartilhada – disse o major.

Estiveram presentes no simulado representantes e gestores das defesas civis de Queimados, São João de Meriti, Magé, Paracambi e Engenheiro Paulo de Frontin.