Defesa Civil RJ coordena simulado de desocupação de comunidades

Exercício faz parte do calendário de ações alusivas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado em 29 de novembro

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) coordenou, no dia 24 de novembro, um simulado de desocupação em comunidades vulneráveis da capital fluminense. A ação aconteceu simultaneamente em oito localidades, envolveu cerca de duas mil edificações e aproximadamente 14 mil pessoas. A atividade é parte das comemorações pelo Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, celebrado no dia 29 de novembro.

O objetivo deste tipo de exercício é mobilizar os moradores de áreas de risco, estimular a cultura da prevenção e reduzir os riscos perante situações emergenciais decorrentes de chuvas e inundações.

Órgãos estaduais e municipais, agentes e voluntários participaram da atividade. A Sedec-RJ coordenou as estratégias de monitoramento e o envio de alertas por SMS, entre outras atividades.