Rede Salvar: Sedec-RJ realiza treinamento de resposta a desastres

Atividade capacitou voluntários das agências envolvidas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil realizou, no dia 30 de novembro, o 1º Exercício Simulado de Resposta a Desastres da Rede Salvar. O evento, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e com a participação de agentes municipais, teve como objetivo capacitar os voluntários das agências que compõem a rede. A atividade aconteceu no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe.

Foram oferecidas onze oficinas temáticas, incluindo reanimação cardiopulmonar e imobilização de fraturas; sistema de alerta e alarme; comunicação por rede de rádio amador em desastres; manejo de botijões; confecção e utilização de nós e voltas; desatolamento de veículos; uso de extintores e triagem de donativos.

- Fazer parte da Rede Salvar, além de ser um ato humanitário, proporciona benefícios para toda a população e para o Sistema de Defesa Civil, que se fortalece. O treinamento e a troca de experiências tornam o voluntariado apto para o pronto emprego em uma situação adversa - afirmou o subsecretário de Defesa Civil do Estado, coronel Marcelo Hess.

Integram a Rede Salvar a Cruz Vermelha Brasileira; a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (RENER-LABRE); a União dos Escoteiros do Brasil (EU); o Processo Apell Campos Elíseos; a Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA); a Legião da Boa Vontade (LBV); a NUDEC 4X4 Jipeiros e a UNIFORÇA - Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), entre outros.