Sedec-RJ promove o 1º Encontro sobre Barragens entre instituições e empreendedores

Ação teve como objetivo discutir medidas de prevenção e mitigação em situações adversas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), realizou, no dia 13 de novembro, o 1º Encontro sobre Barragens entre instituições e empreendedores. A reunião, que fez parte do calendário em comemoração ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, aconteceu no Gabinete de Gestão de Crise do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O objetivo foi discutir as ações necessárias na prevenção e mitigação em situações adversas.

Durante a discussão, o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess, enfatizou a mudança de paradigma das ações, uma vez que se deixa de focar na reação e passa a priorizar as soluções de caráter preventivo.

- A aproximação dos empreendedores com os profissionais da Defesa Civil Estadual possibilita pensar medidas técnicas que contemplem as reais necessidades de um plano de contingência e sua aproximação com a população sob risco - disse.

Na ocasião, também foi apresentada a estrutura do Sistema de Defesa Civil nos âmbitos nacional, estadual e municipal, suas competências e responsabilidades. Critérios para a elaboração do Plano de Ação de Emergência (PAE), de forma a viabilizar uma discussão sobre as etapas, objetivos e dificuldades na construção, também foram abordados.

- O encontro deu início a uma rede de apoio entre as diferentes frentes de atuação. Vamos focar, ainda, em simulados para que o PAE tenha êxito, atingindo sua finalidade. Os exercícios vão possibilitar a validação junto à comunidade envolvida e a identificação de pontos críticos, além de permitir a revisão e o aprimoramento das ações quando se fizer necessário – completou o coronel Hess.