Sedec-RJ participa de encontro para prevenção de desastres na Região Serrana

Cemaden Nacional e Cruz Vermelha Brasileira promoveram o evento

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) participou, no dia 20 de dezembro, do 1° Encontro para Prevenção de Desastres Naturais na Região Serrana. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Nova Friburgo.

A programação debateu temas ligados à prevenção e mitigação de cenários de desastres. A palestra de Vitor Marchezini, do Cemaden Nacional, por exemplo, abordou o panorama do processo para emissão de alertas para o estado do Rio de Janeiro.

Segundo o subdiretor do Cemaden-RJ, major Sidclei Gomes, o encontro foi fundamental para a observância dos protocolos de prevenção de acidentes. Ele enfatizou, ainda, a importância de falar sobre segurança no início do verão.

- A iniciativa serviu como uma excelente plataforma para troca de experiências e informações sobre essa região tão delicada para o território fluminense – destacou ele.

O encontro contou com a presença, entre outros representantes, do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Alexandre Cruz, e do presidente da Cruz Vermelha local, Luís Cláudio Rosa. Profissionais do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC), da Defesa Civil de Nova Friburgo e da Defesa Civil de Teresópolis também participaram do intercâmbio.