CEMADEN-RJ empreende 1º Workshop do Projeto Estadual de Gestão Integrada de Riscos de Desastres com o apoio da UFRJ

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro – CEMADEN-RJ planejou e organizou, com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o I Workshop sobre o Projeto Estadual de Gestão Integrada de Riscos de Desastres – PEGIRD.

O evento ocorreu no dia 22 de março de 2018, das 14 às 17hs, na sede do Centro de Tecnologia da UFRJ e contou com a participação dos seguintes órgãos da Secretaria de Estado de Defesa Civil – SEDEC-RJ: SUBSEDEC, CEMADEN-RJ, SUOP, DGDEC, ESDEC, REDEC Serrana, REDEC Metropolitana e REDEC Baixada Fluminense.

Contou, também, com a participação dos seguintes órgãos: Câmara Metropolitana, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN, Departamento de Recursos Minerais – DRM, Instituto Estadual do Ambiente – INEA e Secretaria de Estado de Obras – SEOBRAS, além de uma equipe de Engenharia de Produção da UFRJ.

O Workshop teve como objetivo a integração das diversas agências participantes e a promoção do engajamento e feedback junto aos pessoas presentes para preparar os próximos passos envolvendo os municípios. Através de técnicas de dinâmicas de grupo, fora construído um roteiro de atividades a serem consolidadas, discutindo as competências e ações previstas para cada agência envolvida, onde os participantes foram divididos em equipes com os temas principais do projeto, sendo eles:

• Diagnóstico: Como fazer com que o diagnóstico seja o melhor possível na realidade dos municípios?
  • Vitórias rápidas: Quais pequenas ações podem ser tomadas para melhorar a realidade atual?
  • Continuidade: Por que é importante e como abordar o tema em um formato em que todos ganhem?
  • Compromisso: Como podemos gerar comprometimento nos municípios da melhor forma possível?

Antes do encerramento, foi sugerido aos participantes que avaliassem o evento e o projeto de uma maneira geral, relacionando as opiniões em duas categorias: "gostei", para aquilo que gostaram e "gostaria", para aquilo que gostariam que fosse diferente. A equipe da UFRJ elaborou um relatório contendo todas as contribuições e enviou para os órgãos afetos, visando a organização dos próximos passos no PEGIRD.