A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec-RJ), capacitou 30 agentes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) no manejo de animais em situações de desastre. O curso aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, na sede da Esdec-RJ, e foi realizado em parceria com a Proteção Animal Mundial (WAP). A intenção é que o trabalho final das atividades seja incluído no Plano de Emergência do Estado do Rio de Janeiro (PEM/RJ).

Durante os encontros foram discutidas políticas e leis (nacionais e internacionais) relacionadas à proteção e ao bem-estar animal nas atividades de redução de riscos e de resposta a tragédias.

- Ao fim do evento, os participantes foram divididos em cinco grupos. Cada um deles apresentou cinco propostas de inclusão dos animais em um Plano de Redução de Riscos. Estas ideias serão encaminhadas ao Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC) para que seja avaliada a inserção no Plano de Emergência do Estado - explicou o coronel Marcio Romano, diretor da Esdec-RJ.

As aulas reuniram profissionais da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), do Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar (PMERJ), da Cruz Vermelha, da Guarda Municipal, de órgãos municipais de Defesa Civil e Proteção Ambiental, além de voluntários.

01.11.2018

© 2017 CEMADEN-RJ - Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Assinfo.